A Geografia do 6 ano Ensino Fundamental II – como explicar paisagem para crianças
Os alunos do 6 anos são crianças que são inseridas na linguagem social através de pais, avós, irmãos e conhecidos que são verdadeiros “guardiões” e detentores de “verdade” e “confiabilidade”. É comum que quando se introduz os termos corretos para essa faixa etária se ouça “mas, minha avó disse que isso é aquilo” ou meu pai disse “que funciona deste jeito” ou meu tio disse “que isso não tem nada a ver que na realidade”. O professor deve agir com naturalidade não desautorizando o conhecimento previamente ministrado (até que porque isso é inútil pois a confiabilidade depositada em familiares é imensamente maior a do professor), mas sim criar termos de “ajuste de conduta” (como diriam as corporações).
É preciso simplesmente ajustar o “senso comum” a linguagem “acadêmica”. Um dos mais comuns é o “morro” ou a “serra” que é chamada de “montanha” pelo senso comum e que quando um professor desavisado ou inexperiente entra em litígio afirmando que aquele “morro” ou aquela “serra” não é uma montanha. De fato, técnica e academicamente falando essa é uma questão que ainda não foi resolvida no Brasil:
“Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil.”
A questão é de adequação da criança a uma nova forma de ver a realidade. Aquela realidade continua lá do jeito que sempre esteve o que mudamos é a forma de nomear essa realidade...
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